top of page

Programação

MANHÃ

07/12/2015 –

8h – SESSÃO DE ABERTURA

INTERVENÇÃO AUDIOVISUAL – VIDEO E CORDEL

 

8h30min - PALESTRA DE ABERTURA

TÍTULO: INDIVIDUAÇÃO HUMANA E TÉCNICA: sobre a experiência em educação e saúde mental

PALESTRANTE:

Profª Drª Fúlvia da Silva Sphor

Organização: Profª Msª Maria de Fátima de Lima das Chagas

 

TARDE

07/12/2015

OFICINAS

 

 

 

 

 

 

  • COSTURANDO COTIDIANOS: Oficina de encadernação e diário de criação

Wilma Farias, Designer e pesquisadora convida à experimentação artística, artesanal e afetiva com materiais reutilizáveis: retalhos de tecido, linhas de costura e papel. Aplicaremos esses materiais na criação e produção de um caderno impulsionador de nossas práticas cotidianas e percepções afetivas. Vamos produzir cadernos na perspectiva de um fazer coletivo, que potencialize os participantes na sua singularidade. Propõe-se, ainda, pensarmos nossos processos afetivos e percepções sobre modos de convivência nos espaços sociais.

Organização: Misma Michele Santiago Fully

 

  • GAMES E SAÚDE MENTAL

Rafael, Mariza, Everton e Danilo convidam os participantes a jogarem e, assim, em meio ao operar dos jogadores, querem oportunizar a reflexão sobre os processos cognitivos-subjetivos presentes na experiência de sujeitos que interagem com jogos digitais. Queremos discutir a cultura dos games em nossa sociedade e a integração dessa tecnologia no trabalho de profissionais nas instituições sociais voltadas ao percurso de sujeitos em circunstância de transtorno de desenvolvimento.

Organização: Rafael de Almeida Rodrigues, Everton Jales de Oliveira, Danilo Gomes Carlos e Mariza de Souza Moura

 

  • ESCRITAS DE SI E TECNOLOGIAS

Fátima e Karla convidam a experimentações em diferentes suportes e interfaces gráficas que favorecem o ato de escrever coordenando gestos, ideias, sensibilidades no operar dos participantes em um percurso de produção autoral. A oficina propõe a construção de uma rede de escritas e conversações sobre a experiência de profissionais, pesquisadores e estudantes envolvidos no trabalho em organizações de saúde mental e de educação.

Organização: Maria de Fátima de Lima das Chagas e Karla Rosane do Amaral Demoly

 

  • ARTE E ENGENHARIA DO LAÇO SOCIAL

Maria Aridenise, Raíra, Kléber e Max convidam os participantes a experimentações em arte contando com materiais e técnicas que integram conhecimentos em engenharia. Propõem-se, ainda, uma produção que favorece processos de fruição estética e conversações sobre as possibilidades da arte em percursos de produção de conhecimento e subjetividade.

Organização: Maria Aridenise Macena Fontenelle, Ana Raíra Gonçalves da Silva, Francisco Kleber Régis Castro e Max Silva de Oliveira

 

  • EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E SAÚDE MENTAL

Wanderson, Vicente, Alice e Francisco convidam os participantes a oficinar de modo a produzir entendimentos sobre políticas educacionais e jurídicas que interagem com os movimentos e acontecimentos presentes na experiência de sujeitos que apresentam transtornos de desenvolvimento. O fazer na oficina se concentra sobre os problemas enfrentados no viver de crianças e jovens nos ambiente sensíveis da saúde mental e da educação, elucidando os fundamentos jurídicos que acolhem ou reprovam determinadas condutas na convivência. Um caderno, escrita em construção, será apresentado para os participantes, contendo informações e ferramentas para a ação neste movimento/percurso que envolve os sujeitos e as instituições de saúde mental e educação.​​​

Organização: Francisco Antonio de Sousa, Wanderson Victor Moura Vale, Alice Dandara de Souza Oliveira e Vicente Celeste de Oliveira Júnior.

 

  • AFETO E SAÚDE MENTAL

Em construção

Organização: Deisimer Gorczevski, Licy Iorranny

 

  • FILOSOFIA E ARTE HOLÍSTICA: experimentações

Organização: Mário, Louanna Kerolly

 

  • AUDIO E VIDEO NA SAUDE MENTAL

Em construção​

Organização: Deise Juliana Francisco.

     

  • SEXUALIDADE E SAÚDE MENTAL

Linda convida os participantes a perceber a diversidade de posturas frente ao tema “sexualidade humana”, verificar que a história de vida (religião, educação, valores, família, etc.) decada um interfere nas diversas posturas sobre o pensamento acerca do tema “sexualidade” e “educação sexual”, demonstrar a dificuldade para se obter um consenso em relação a temas controvertidos que envolvam valores e sentimentos pessoais e fazer que os participantes identifiquem a reflitam acerca dos estereótipos relativos ao papel sexual feminino e masculino na sociedade brasileira atual.

Organização: Raimunda Hemelinda Maia Macena, Bruno Leão

 

08/12/2015

MANHÃ

Rodas de Conversa – apresentação de trabalhos e relato de experiências (Ver Eixos Temáticos no link indicado).

 

TARDE

14h – Conversações com

Profª Drª Nize Maria Campos Pellanda

Organização: Profª Drª Karla Rosane do Amaral Demoly

 

15h – Lançamento de Livros

COQUETEL DE ENCERRAMENTO e INTERVENÇÃO AUDIOVISUAL

bottom of page